O Antepavilion 2018 foi inaugurado em Londres, após o sucesso de sua primeira edição no ano passado. Projetada e construída por Thomas Randall-Page e Benedetta Rogers, a edição deste ano recebe o nome de AirDraft e consiste em um teatro inflável sobre uma barcaça do século XIX que oferece um espaço para performances e apresentações musicais nos canais de Londres.
O projeto foi escolhido entre 132 propostas enviadas para o concurso organizado pela Shiva Ltd e pela Architecture Foundation, que convidava os participantes a se envolverem com “a herança do Canal de Regent de maneiras inovadoras”.
A estrutura inflável inspirada em um Zeppelin está navegando pela capital britânica para um festival no qual visitará pubs e espaços de arte. De 11 a 17 de agosto, a estrutura está passando por locais como Granary Square em Kings Cross, The Constitution em Camden, The Rosemary Branch em Islington e Grow in Hackney Wick.
Assim como os canais transformaram Londres, os canais de Londres também se transformaram, de rotas industriais para artérias de arte, cultura e lazer. Através desta proposta, queremos refletir sobre essa mudança. O AirDraft é um espaço inflável para lazer e performances - visto da orla, lembra um barco de carga curiosamente sobrecarregado, complementando o conjunto existente de estruturas lúdicas e artísticas de Hoxton Docks.
-Thomas Randall-Page e Benedetta Rogers, arquitetos do AirDraft
A estrutura inflável foi fabricada pela Cameron Balloons, enquanto a construção geral foi realizada por uma equipe de voluntários, com apoio de engenharia da AKTii.
O AirDraft vem na sequência do Antepavilion 2017 projetado pelo PUP architects.